Olá, amigos. Tudo bem? Precisando melhorar as vendas da sua empresa e para isso busca uma estratégia inovadora e consistente? Conheça então o marketing de conteúdo, a saída definitiva para a escassez do faturamento.
Antes disso, saiba que cada vez mais a tomada de decisão do consumidor é influenciada pela busca consistente de informações antes da compra.
Pesquisar muito é indispensável para investimentos bem sucedidos, ou seja, dificilmente seus clientes vão comprar do seu negócio sem antes analisar profundamente a sua marca e seu produto. É aí que entra o marketing de conteúdo.
Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com apoio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) demonstrou que 97% dos compradores online vasculham a internet antes de comprar em lojas físicas
É quase automático a gente ‘dar um Google’ para saber tudo sobre o que desejamos adquirir ou as soluções que precisamos encontrar para os desafios da nossa rotina.
Aprenda neste artigo como o marketing de conteúdo vai ajudar você a convencer seus clientes de que a sua empresa é sim o melhor lugar para comprar e investir.
Boa leitura!
O que é o marketing de conteúdo?
Para que você compreenda a influência do marketing de conteúdo nas suas vendas, primeiro é preciso ter em mente o conceito dessa estratégia.
Basicamente, o marketing de conteúdo se propõe a engajar o público-alvo da sua empresa por meio de materiais informativos e educativos de grande relevância para a audiência.
Entende-se por marketing de conteúdo a estratégia que utiliza textos, vídeos e peças gráficas, com soluções para os impasses da vida das pessoas. Esses materiais devem esclarecer dúvidas e demonstrar o caminho para a resolução mais factível.
Ouvindo isso talvez você esteja se perguntando: mas, e a venda, o faturamento? Onde eles entram nessa história? A resposta se encaixa perfeitamente nesta frase de Rand Fishkin:
“A melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar”.
Qual a influência da estratégia nas vendas?
O que Fishkin defende nesse pensamento é que a venda bem feita, escalável e recorrente, é fruto de uma reputação bem estabelecida diante do mercado. E o marketing de conteúdo é a peça-chave para que isso se concretize.
Dessa forma, ao adotar a estratégia você está se comprometendo a provar para a sua audiência que é capaz de solucionar suas dores porque, além de reconhecê-las e se importar com elas, você também está devidamente qualificado para ajudar.
Ao encontrar sua marca, o consumidor vai ter acesso a uma diversidade de produções pensadas nos desafios que o atrapalham no alcance de objetivos. As soluções vão gerar encantamento, e como consequência, relacionamento sólido.
Por fim, a confiança que precisava para oferecer seu produto você acaba de conquistar!
Como aplicar o marketing de conteúdo?
Colocar o marketing de conteúdo em prática exige comprometimento, paciência e visão analítica. A partir desses pilares bem estabelecidos, siga os passos abaixo:
Faça um estudo do seu negócio
Posicione os conceitos, valores e propósitos da sua marca;
Pesquise e pontue pontos fortes e fracos na atuação da sua empresa e compare-se à concorrência;
Estude seu público-alvo e defina sua persona;
Capacite seu time de vendas para se relacionar de forma adequada com a base de potenciais clientes que será formada.
Planeje sua estratégia
Aqui você começa definindo seus objetivos e indicadores a serem analisados. Eles são importantes para direcionar sua estratégia de conteúdo da forma mais assertiva possível.
Depois, com base no seu estudo de persona, elenque os principais desafios que seu cliente ideal enfrenta e como seu conteúdo pode ajudar a superá-los.
Com isso em mente, é hora de construir a jornada do cliente, pontuando temas a serem abordando nas seguintes etapas:
aprendizado e descoberta: conteúdo mais amplo, útil para fomentar o tráfego no seu site;
reconhecimento do problema: conteúdo mais direcionado, com foco em evidenciar as dores da audiência;
consideração: conteúdo produzido para orientação do usuário sobre as soluções reais aos problemas propostos;
conversão: conteúdo que prova que seu produto ou serviço é capaz de resolver a dor da persona.
Em seguida defina o orçamento disponível e levante os custos para produção do seu conteúdo. Eles incluem desde a contratação de redatores até a diagramação de materiais ricos, edição de vídeos, entre outros.
O passo a seguir trata da definição dos canais a serem utilizados para que o conteúdo chegue até a persona. Os principais são:
blog;
redes sociais;
e-mail marketing;
Google Ads;
podcast;
entre outros.
Elabore seus conteúdos
Retome o brainstorm construído na jornada do cliente e elabore seus conteúdos. O primeiro passo aqui é estabelecer a linha editorial da sua marca, ou seja, os princípios e valores que vão nortear a sua produção.
Feito isso, é hora de definir as pautas e os formatos dos materiais.
Basicamente a pauta é um direcionamento para que o redator escreva o conteúdo de forma estratégica e livre de ruídos comunicacionais. A pauta é estruturada com:
objetivo;
palavra-chave;
tamanho;
referências;
título;
subtítulo ou bigode;
introdução;
tópicos e subtópicos;
chamada para ação.
Pauta definida, é hora de botar a mão na massa. Pesquise as referências, alinhe a sua abordagem, escreva de forma objetiva, concisa e de leitura escaneável. No caso de vídeos e podcasts, atenção para não tornar o roteiro massante e cansativo.
Os formatos possíveis para o conteúdo são:
artigo de blog;
e-book;
infográficos;
tutoriais;
postagens nas redes sociais;
vídeos;
lives e webnars;
áudio;
entre outros.
Mensure devidamente seus resultados
Cumpridas os direcionamentos passados, é hora de publicar e anunciar seu conteúdo.
Posteriormente, faça uma análise de como foi o desempenho de cada um dos seus canais e dos materiais produzidos. Entre os indicadores possíveis de mensuração, eu destaco a importância do:
alcance;
tempo de permanência na página;
índice de cumprimento da chamada para ação;
compartilhamentos;
comentários.
Diante de tudo o que aprendeu, espero que definitivamente você esteja pronto para entrar para o grupo de empresas que adotaram o marketing de conteúdo em suas estratégias e tiveram sucesso.
De acordo com a Content Trends, em 2019 elas representavam 67,3% das empresas brasileiras, com resultados de, em média, 1,3 vezes mais visitantes em seus sites, garantindo ao time comercial 1,4 vezes mais leads — potenciais clientes.
Receba semanalmente em seu e-mail conteúdos tão ricos como este, direcionando você a ter um marketing estratégico e lucrativo. Basta preencher o formulário do link!
Comments