No momento que lembramos de uma certa marca, várias coisas vêm ao nosso pensamento: o logo, o nome, produtos e outras características. Entretanto, também nos lembramos das sensações e sentimentos, que podem ser negativas ou positivas.
É dessa maneira que o branding funciona. Ele é o que as empresas fazem para conseguir despertar sensações em seus clientes. Essas ações acabam entrando no inconsciente, para que a marca seja assim lembrada no momento em que se realiza a compra.
Quer compreender melhor como tudo isso funciona? Continue essa leitura!
O que é branding?
Branding tem origem na palavra brand (do português, marca). O gerúndio ing, na língua americana, sugere ato contínuo. Ou seja, branding pode ser conceituado como marcar.
De forma prática, Branding é tudo o que uma empresa faz para transmitir a sua cultura, valores, ideias e projetos, de modo a obter um reconhecimento positivo do mercado.
Desde a criação da logo até o discurso usado, contribui para construir uma imagem de ficará marcada na cabeça do consumidor.
O branding é um conceito que mostra às pessoas aquilo que a marca possui de melhor, para assim ela ficar conhecida e transmitir bons sentimentos e causar uma identificação grande, conquistando não só consumidores como defensores da marca.
Qual a importância do branding?
Não é difícil compreender a importância do branding quando falamos em conquistar clientes novos. Afinal de contas, a pessoa que nunca consumiu esse produto acaba se deparando antes com a marca do que com o serviço ou produto em si.
A expressão “a primeira impressão é a que fica” faz total sentido nesse contexto e por isso a importância dela ser positiva. Se o primeiro contato que o consumidor for otimista as chances dele comprar o produto ou adquirir o serviço oferecido é muito maior.
Entretanto, o que muitas pessoas não percebem é que a gestão das marcas também diz respeito a quem já é cliente dela. É muito mais barato fidelizar o cliente que já frequenta sua loja ou consome seus produtos há mais tempo do que conquistar uma nova cartela de consumidores.
Portanto, todos os setores precisam trabalhar com êxito e entregar um bom resultado o branding conseguir manter o cliente.
Como o branding é usado nas empresas?
Se cada setor impacta na marca, o trabalho do branding é feito por todos? Bom, não é exatamente assim que funciona já que o branding diz respeito às atividades que já possuem um objetivo direto, e não indireto, de qualificar aquela marca.
Alguém precisa monitorar, buscar e entender o comportamento dos clientes, por exemplo. Um profissional especializado no assunto precisa interpretar os dados coletados, planejar as estratégias da comunicação e assim por diante.
Porém, o que não deve ocorrer é jogar todas essas atribuições ao setor do marketing e isolar todo o restante da empresa. Isso pode gerar silos de comunicação, que é quando os setores não cooperam entre si.
Outra coisa que ocorre bastante é entregar o branding nas mãos de uma agência de publicidade e se envolver pouco nas etapas dos processos.
Isso até pode acabar resultando em uma identidade visual e em peças publicitárias bonitas e criativas, mas aumenta o risco de que essa campanha acabe ficando desconectada da essência da marca e todo o investimento feito foi inútil.
Uma boa marca é a que consegue transmitir para o público uma identidade que condiz com a realidade e com os valores que a empresa executa de fato.
O que é posicionamento de marca?
Nessa etapa da sua estratégia de marca você vai definir de que maneira a marca vai ser posicionada no mercado, ou seja, qual é o jogo que você vai estar jogando.
Com quem você está competindo e quem é a sua persona? Qual o tamanho do mercado?
O posicionamento de marca é bastante importante pois é ele que vai direcionar a forma como os consumidores vão te enxergar no mercado e com quem vão te comparar. Nisso entra:
Público e persona;
Produto e diferenciais;
Mercado de atuação;
Tagline;
Razões para acreditar.
Existe diferença entre branding e posicionamento de marca?
Os conceitos são bem semelhantes e por vezes até confundidos, mas o branding e o posicionamento de marca possuem as suas diferenças.
Basicamente, elas vão se referir à amplitude das ações. Como já vimos, fazer um branding acaba exigindo uma abordagem mais integral, com objetivos bem variados.
E uma das suas estratégias compreende exatamente o posicionamento da marca, o qual está relacionado com a imagem que a empresa procura construir juntamente ao público.
O posicionamento da marca é uma das estratégias para a criação e desenvolvimento de um bom branding.
Para citar exemplos, não é por acaso que você liga os produtos da Dove com o empoderamento feminino, ou os produtos da Old Spice com conceitos de masculinidade.
Essa noção é um fruto do esforço da marca, que procura se posicionar dentro do mercado como defensoras desses conceitos citados.
Indicação de livros sobre branding:
Iremos terminar esse artigo sobre branding com algumas indicações de livros sobre o tema.
A lista conta com livros essenciais para quem estuda sobre o assunto e tudo que se relaciona ao marketing.
Gestão Estratégica de Marcas – Kevin Lane Keller e Marcos Machado.
O Herói e o Fora-da-Lei: Como Construir Marcas Extraordinárias Usando o Poder dos Arquétipos – Margaret Mark e Carol S. Pearson.
The Infinite Game – Simon Sinek.
Crossing the Chasm: Marketing and Selling Disruptive Products to Mainstream – Geoffrey A. Moore.
Obsessed: Building a Brand People Love from Day One – Emily Heyward.
Obviously Awesome: How to Nail Product Positioning so Customers Get It, Buy It, Love It – April Dunford.
Com esses livros encerramos esse compilado de dicas e informações sobre o branding.
São muitas estratégias e ações que você pode fazer para alcançar o sucesso da sua empresa, mas o ideal é contratar uma agência de marketing que cuide do branding com conhecimento e experiência.
A Brivor atua em diversos segmentos da comunicação estratégica, podendo ser um grande aliado no crescimento da sua empresa.
Se você gostou do nosso conteúdo e acha que podemos te ajudar mais ainda, nos siga nas redes sociais.
Comments