top of page
Foto do escritorVinicios Araújo

LinkedIn divulga novas ferramentas para a plataforma em 2023

Você provavelmente já ouviu falar no LinkedIn. Essa rede social muitas vezes esquecida é uma ferramenta muito importante para engajamento profissional.


Se você atua como autônomo, possui uma empresa, procura um emprego ou está buscando oportunidades como freelancer, o LinkedIn pode ser um grande aliado.


Apesar de existir há anos, hoje em dia ele vem atraindo mais olhares, principalmente pelo fato de estar em constante inovação.


Por isso, decidimos escrever esse texto falando um pouco sobre o que é o LinkedIn e sobre as novas ferramentas para essa plataforma que estão chegando em 2023.



O que é o LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social focada no setor profissional que existe. De acordo com a própria plataforma, em 2020 ela contava com mais de 51 milhões de perfis ativos, o que colocava o Brasil em 4º no ranking de países com maior número de usuários.


A plataforma surgiu em 2003, mas só com o passar dos anos foi ganhando popularidade e se tornando o que é hoje.


O seu diferencial em comparação com o Facebook e Instagram, por exemplo, é que as interações dentro da rede tem uma influência muito grande no seu perfil profissional.


Tudo o que você curte, comenta e compartilha é divulgado na sua timeline e isso aumenta a chance de network e interação.


Mas afinal de contas, como funciona o LinkedIn? Muitas pessoas não usam essa ferramenta exatamente por não saber como utilizá-la direito.


A plataforma possui inúmeras finalidades, principalmente no âmbito das contratações.


Em 2019, quatro milhões de pessoas conseguiram uma vaga de emprego pelo LinkedIn. Isso mostra o quão importante a plataforma é na hora de buscar por uma oportunidade no mercado de trabalho.


Atualmente, a plataforma vem lançando novas atualizações para aprimorar os seus serviços. Confira os 7 novos recursos que vão chegar em ainda este ano na plataforma.


Quais são os novos recursos?

1. Acessibilidade aprimorada nos vídeos

As legendas do LinkedIn serão automáticas e isso vai otimizar o consumo dos conteúdos pelas pessoas com deficiência auditiva ou para aqueles que preferem assistir ao conteúdo sem o áudio.


Essas legendas automáticas vão ser inseridas nas mídias enviadas dentro da plataforma. No início, apenas os conteúdos em inglês serão contemplados, mas em breve outros idiomas serão incluídos.


Também vai ser possível adicionar legendas separadamente, antes de postar o vídeo, e isso dará mais possibilidades para a criação.


2. Mais cargos de acessibilidade

Ainda no ponto da acessibilidades, a plataforma irá possibilitar que os perfis na área de acessibilidade sejam padronizados.


Ao invés de mencionar apenas a atuação, essas pessoas vão poder definir funções direcionadas para acessibilidade, por exemplo: “redatora de acessibilidade”


De acordo com o LinkedIn, o objetivo é dar maior visibilidade para que esses profissionais sejam encontrados pelos recrutadores.


3. Usar "texto alternativo" nas campanhas

Será permitido pelo Gerenciador de Campanhas do LinkedIn que cada anunciante adicione as descrições alternativas às imagens nos seus anúncios.


Isso ainda está incluso na questão da acessibilidade, pois usuários com deficiência visual vão poder compreender de forma mais clara as imagens que são apresentadas.


Além disso, com uma descrição bem feita, será possível alcançar pessoas com uma precisão maior, associando os textos a artes ou fotos.


4. Melhoria na pesquisa de empregos

A procura por empregos já vem sendo reformulada inúmeras vezes ao longo dos últimos anos, mas será aprimorada neste ano.


De acordo com a plataforma, a ideia é criar listas de vagas disponíveis e que sejam compatíveis com o perfil do usuário.


Isso vai ajudar as pessoas que estão buscando oportunidades de emprego, mas também para quem já está empregado, mostrando opções talvez mais atrativas e mais vantajosas.



5. Atualizações na pesquisa de produtos B2B

O LinkedIn agora vai fortalecer as “Páginas de Produtos”, voltadas para os empreendedores que procuram vender para as outras empresas.


Esse recurso vai permitir não apenas a exibição de produtor ou de serviços em si, mas vai ajudar também na divulgação através dos especialistas e até na concretização de negócios através dessa rede.


O recurso chegou recentemente no LinkedIn, mas já consegue oferecer mais de 90 mil soluções B2B (Business to Business)


Atualmente já é possível localizar produtos através das pesquisas do LinkedIn, mas isso ainda tem que ser otimizado.


Uma das ideias é reunir também mais informações que ajudem na decisão das compras, como recomendações dos produtos, feedback dos usuários e um contato direto com os representantes de vendas.


6. Aprimoramento do agendamento de publicações

Essa sem dúvida é uma das novidades mais esperadas e que foi concretizada ainda em 2022.


A chegada das publicações agendadas no LinkedIn é um recurso que vai permitir definir hora e data para as suas publicações, sendo postadas de forma automática na rede.


Essa novidade permite um melhor planejamento e também acaba com a necessidade do uso da plataforma de agendamento terceirizadas,gerando assim uma economia para quem trabalha com a plataforma.


Em 2023 a novidade será a otimização desse procedimento atual, usando um novo ícone e colocando a possibilidade de editar os conteúdos das publicações agendadas.


7. Análise otimizada de conteúdo

O LinkedIn hoje já tem um sistema interessante de análise de gerenciamento bem eficaz dos perfis e das páginas.


Entretanto, é essencial ter acesso a maior quantidade de dados possíveis para poder avaliar a eficácia de seu conteúdo e direcionar melhor a estratégia.


A plataforma precisa atualizar esse painel analítico para poder incluir os dados mais completos sobre o público e sobre os conteúdos com alto desempenho.


O foco é permitir uma análise mais apurada da evolução desses seguidores, compreender quais os posts engajaram da melhor forma e entender qual a necessidade do usuário.


A plataforma também prometeu entregar o recurso de exportação de dado eficaz na modalidade criadora, que deve facilitar as análises externas e comparativas de dados.



Como usar os novos recursos na minha estratégia de marketing?

Com as novas atualizações do LinkedIn cada empresa vai precisar se adaptar para conseguir mais resultados.


Porém, tudo isso vai depender da necessidade do seu negócio, sendo necessário uma compreensão melhor de cada recurso e o que cada um pode oferecer antes de adicioná-lo ao seu planejamento.


A Brivor realiza esse trabalho com eficiência e muita competência, sabendo trazer para a sua empresa uma comunicação estratégica que gera resultados.


Visite o nosso site e, caso tenha gostado do nosso conteúdo, confira as nossas redes sociais.

3 visualizações

Comments


bottom of page