Identidade se denomina um conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la, em sua literatura mais simples.
A identidade de marca é o que distingue um negócio, o que um consumidor busca antes de comprar um produto ou buscar por um serviço. Mesmo que não conscientemente, consumimos aquilo que nos represente e tenha um valor que desejamos alcançar. E para que isso aconteça, é necessário uma identidade de marca forte, que demonstre valor e garantia de qualidade, que não se atrele apenas ao que é ofertado, mas que tenha uma imagem forte e sólida no mercado.
E entenda, uma marca não se cria apenas com logotipo e slogan, é necessário entender a sua essência, o que ela representa, o sentimento e o conceito que deseja ser passado, e principalmente ter como ideia a memória que fica na mente de seus consumidores.
Nesse artigo você vai entender o que é uma identidade de marca, a sua importância e como definir o melhor tipo para o seu negócio. Veja a seguir.
O que é identidade de marca?
Identidade de marca é o conjunto de características e qualidades que compõem valor, conceito e unidade para um negócio, fazendo com que seja possível identificar o seu nome e representatividade dentro de um segmento. Também evidencia seus valores, missão e visão da organização.
Para que isso aconteça, uma empresa conta com o posicionamento de marca e uma cultura organizacional que criem uma estrutura para a sua constância. Isso faz com que os serviços e produtos realizados conversem com a sua identidade e gere valor de mercado.
A identidade de marca é o que faz com que seu nome seja representado e reconhecido pelo seu público-alvo, que o faça reconhecer a marca de imediato através de elementos, seja por texto, imagem, propaganda ou embalagem, por exemplo.
É importante que uma marca trabalhe a sua autenticidade, demonstrando o que importa para ela, para que o seu público esteja alinhado às suas expectativas, estilo de vida e história fazendo com que gere a fidelização e necessidade em seu dia-a-dia.
Quais os principais elementos da identidade de marca?
Antes de destacar os principais elementos que tornem a sua marca original e única, uma pergunta: qual a emoção vem à sua mente quando você abre uma garrafa de Coca-cola, ou calça um tênis da Adidas, por exemplo? Seria a cor que essas marcas representam, a tipografia ou logotipos que fazem reconhecer a marca de imediato? Esses elementos são alguns dos quais uma marca consegue representar na mente de um consumidor.
Mas, como foi mencionado, uma identidade de marca é composta por diversos aspectos e características que geram uma identificação particular. As dimensões que compõem esses aspectos são:
Física: elementos que identificam uma marca, refletido nos produtos, serviços, espaços físicos, composição visual, etc;
Cultural: a relação com os valores que uma organização oferece, como soluções, história (storytelling), visão de mundo, entre outros;
Mental: como a marca faz parte do dia a dia do consumidor. A forma que é fidelizada, fazendo com que ele "vista a camisa", se tornando um promotor da marca;
Intersubjetivo: o que humaniza a marca, criando uma conexão, que atua diretamente na sua decisão de compra;
Significado: como esse produto se identifica com o comportamento desses clientes? Qual a sua finalidade? Qual é o sentimento que torna a necessidade desse consumidor?
Além dos aspectos apresentados, os elementos que compõem a sua marca pode estar conectado com cada sentido do consumidor, seja por um cheiro familiar (memória olfativa), sons e voz que representem a marca (memória auditiva), e a que mais conhecemos pela facilidade de propagação, sendo ela a imagética, composta por elementos visuais, como um slogan, cores, tipografias, textos e até composições audiovisuais.
Qual a importância de se ter uma identidade de marca?
Quando falamos sobre uma marca, propriamente precisamos vender algo. E para que isso aconteça é necessário ter "alguém" para comprar. Portanto, é necessário definir o público-alvo e entender como funciona o mercado.
Dentro de uma criação de marca, um termo bastante conhecido é o Branding. Trata-se de um conjunto de ações realizado por uma empresa para transmitir aos envolvidos os seus valores, cultura e ideais, tendo como objetivo marcar o seu nome na memória dos consumidores com uma imagem positiva.
Em um mundo globalizado e altamente competitivo, quem não se destaca, não têm voz no mercado. Por isso que uma marca que visa um nicho e público-alvo garante não apenas a venda do seu trabalho, mas também a sua posição no segmento. Dessa forma é realizada a fidelização e aceitação do público referente a sua empresa e aquilo que você deseja vender.
De maneira mais simples e objetiva, a identidade é importante porque:
Fideliza o cliente;
Cria conexões;
Garante posição no mercado e no seu segmento;
Garante sua consistência;
Gera valor.
Quais são os tipos de identidade de marca?
Antes de definir uma marca, é necessário entender como funciona seu sistema organizacional e o sentido que dá vida à produção do seu trabalho. Uma identidade de marca não é a mesma para toda empresa, e entender o seu direcionamento e conceito é o mais importante para levar a mensagem.
Um dos aspectos mais importantes que darão sentido a sua marca é a emoção passada. Pode ser diferenciada através de arquétipos e personalidades centradas em desenvolver uma característica única para a sua empresa.
Areta Nardelli Fragrances
A mensagem principal dessa marca é entregar sofisticação, atrelado a conforto, bem estar, cuidado, prazer e requinte.
O manual de marca é importante para desenvolver o conceito criativo e evidencia os atributos da sua personalidade, e contribui para harmonizar a aplicação da sua marca, seja para qual for a sua finalidade, como letreiros, embalagens, papelaria, campanhas, produções visuais e audiovisuais, entre outros veículos de comunicação e venda.
Existem perigos para quem não tem identidade de marca?
Toda empresa precisa ter uma marca registrada. Seja um nome pensado previamente ou a montagem estruturada de uma identidade de marca. E a negligência com essa identidade não apenas te deixa para trás no mercado, mas também pode trazer problemas jurídicos.
Assim como a criação de uma ideia, a marca precisa ser patenteada e registrada em cartório. Imagine só se, por exemplo, a Coca-cola, dita anteriormente, não tivesse registro jurídico de seu nome? A possibilidade do plágio, além de não poder ser provada, não daria mais valor pela facilidade do seu uso por outras empresas ou quem quisesse usar seu nome para vender algum produto.
Portanto, é necessário que a sua identidade de marca seja original, única e principalmente registrada. A sua marca tem valor e precisa ser protegida. Assim você garante que o público conheça a sua marca e tenha relevância no mercado.
Gostou do conteúdo? Nos siga nas redes sociais!
Comments